Uma dúvida que recebemos bastante aqui na SANMAR é: Pode importar carro antigo?
Durante alguns anos fomos privados da importar de carros produzidos no exterior. Felizmente hoje qualquer um pode importar estes carros desde que algumas regras sejam seguidas.
O procedimento não é exatamente simples, e muita gente acaba confusa com a burocracia envolvida, mas nós ja importamos diversos clássicos automotivos e podemos afirmar que sim, você pode importar seu carro dos sonhos sem problema algum.
A importação de veículos usados é uma prática proibida na maioria dos países devido a dificuldade de classificação dos impostos e controle de precificação, com exceções para veículos de competição, veículos de valor emocional (herança) e recentemente veículos clássicos/antigos/históricos.
Como você sabe, a legislação brasileira considera como antigo, os carros com mais de 30 anos de fabricação, mas você só poderá importá-lo se ele estiver em condições de rodagem. Nada de desmontar o carro e trazê-lo em pedaços.
Aconselhamos que não traga um carro para restauração, traga-o já restaurado, pois para restaurar um antigo você precisará importar peças (e pagar impostos por todas elas), algo que como mencionamos a pouco, é muito difícil. Além disso você pode ter dificuldade de encontrar um restaurador de confiança e ainda pagar muito mais caro por mão-de-obra especializada no Brasil.
Para realizar a importação, recomendamos que siga as dicas abaixo:
- Antes de efetuar o pagamento certifique-se de ter um cadastro no sistema da receita federal (RADAR)
- Tenha em mão a Licença de Importação (LI), emitida por despachantes aduaneiros antecipadamente
- Jamais pague o carro usando seu cartão de crédito ou qualquer outro tipo de remessa que não seja uma operação cambial em banco no Brasil.
- CAT (Este documento pode demorar até 40 dias para ser emitido, por isso recomendamos nos procurar antes da compra, caso contrário, sem este documento você precisará aguardar sua emissão para liberar o carro no terminal – e sim, o custo de armazenagem continua rodando neste meio tempo).
Os impostos podem variar conforme ano e modelo, mas com base em nossas importações, podemos dizer que os valores variam entre:
- 35 % de Imposto de Importação (II);
- entre 37 e 55% de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) — o IPI varia de acordo com a cilindrada (entre 7% e 25%) e é acrescido – de 30 % para veículos importados;
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que varia entre 17% e 19% de acordo com a UF (veja a tabela aqui);
- 11,6% de PIS/Cofins.
Devido ao peso, chega a parecer inviável traze-lo no modal aéreo e o custo-benefício do modal marítimo em relação ao transporte rodoviário tambem pode ser significativo. Depende muito do destino, mas em média a importação marítima pode chegar ao prazo de 40 dias para chegar ao Brasil.
Se você tem interesse em trazer um carro antigo, não hesite em falar conosco. Podemos lhe fazer um orçamento sem compromisso com tudo incluso.